Beterraba: veja os benefícios desse super alimento

Saiba por que a beterraba tem que estar presente tanto em dietas para quem quer emagrecer como também ganhar massa muscular. Além de vários outros benefícios.

A beterraba pode ser considerada um dos chamados super alimentos. Apesar de não ser um dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros, ela está presente nas saladas, sopas e até sucos.

Antigamente, suas propriedades medicinais eram mais valorizadas do que as nutricionais, e a beterraba era usada para constipação, febre e outras doenças pelos antigos romanos. Atualmente, seu valor nutricional e a ajuda que dá ao promover o equilíbrio do organismo são os motivos pelos quais ela deve ser consumida!

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Valor nutricional da beterraba

Só olhar a tabela que descreve os nutrientes presentes na beterraba é o suficiente para convencer qualquer um de que ela faz bem pra saúde.

Primeiro, são apenas 38kcal a cada 100 gramas de beterraba, que já dá um passe livre para quem está de dieta colocar a beterraba no cardápio do dia a dia. Ainda, ela tem 1.7 gramas de proteína e 1.9 gramas de fibras em 100 gramas do vegetal – bom para quem quer investir na musculação para aumentar os músculos!

Mas a beterraba tem muitos mais benefícios, que vão fazer qualquer um passar a consumi-la diariamente!

Benefícios da beterraba

São muitos, e abaixo você vai poder ver como ela ajuda a melhorar sua saúde e seu bem-estar.

Para o coração
Pesquisas mostraram que a beterraba consegue diminuir a pressão sanguínea e o seu risco associado de problemas cardiovasculares, como os derrames e ataques cardíacos. Isso acontece porque os nitratos do vegetal têm propriedades que conseguem fazer com que os vasos sanguíneos aumentem de calibre, e assim, diminuam a pressão com que o sangue percorre pelo corpo.

Mas seus benefícios não param por aí. As fibras solúveis da beterraba comprovadamente ajudam a diminuir os níveis de colesterol. E ainda, os carotenóides e flavonóides do vegetal lutam contra o colesterol ruim.

Para a força muscular
A beterraba aumenta a estamina, fazendo com que os músculos trabalhem mais e consigam mais força. A proteína, magnésio, potássio e o ferro dela também colaboram com a saúde e o funcionamento dos músculos. Para quem visa o ganho de massa muscular, a beterraba tem quer estar presente na dieta.

Para o crescimento dos tecidos
O ácido fólico é um nutriente essencial para que os tecidos cresçam corretamente. Inclusive, a falta dele é um dos principais fatores que podem causar má formações do bebê durante o crescimento dentro do útero da mãe. Para as grávidas, então, comer beterraba diariamente – especialmente a crua, que tem uma concentração maior de ácido fólico – é essencial para manter a saúde do bebê em crescimento.

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Para combater o envelhecimento
Isso porque a beterraba tem muito antioxidante em sua composição, principalmente a betacianina, o pigmento que dá aquela cor roxo escura para o vegetal. É importante lembrar que os antioxidantes também tem outros benefícios além de combater o envelhecimento das células, já que ele também é conhecido por dar uma proteção extra para as paredes das artérias de todo o corpo.

Para a glicemia
Ela tem substâncias que convertem o açúcar lentamente no sangue, mantendo assim, os níveis de glicose sérica – a glicemia – dentro dos padrões normais. Isso, de certa forma, é importante para o controle do peso e ajuda na saciedade. Com isso a beterraba se torna uma excelente opção para incluir na dieta para quem quer emagrecer.

Para o cérebro
Aqui está um dos maiores e mais valorizados benefícios do consumo da beterraba. Estudos comprovaram que algumas substâncias presentes no vegetal – como os nitratos – ajudam a melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, e assim, diminuem a progressão da demência em idosos. Ainda, o mesmo ácido fólico que ajuda na formação correta dos tecidos pode ajudar a diminuir também a progressão da Doença de Alzheimer nos portadores.

Para os ossos
O corpo utiliza melhor o cálcio presente no sangue na presença da sílica, que está presente na beterraba. Isso significa menor risco de doenças ósseas, como a osteoporose.

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