Como acabar com a Celulite – Alimentação e exercícios

alimentos-e-exercicios-que-combatem-a-celuliteQuem não conhece a tão temida celulite? Ela aparece nas piores horas, seja na praia, na piscina ou na academia, não é mesmo?! Em contrapartida, é um dos problemas que mais leva mulheres aos consultórios estéticos e, quiçá, às mesas de operação.

Contudo, não é um problema irreversível e é possível de se livrar dela. Afinal, a celulite faz parte, nada mais nada menos, do tecido gorduroso, o que pode muito bem ser queimado com a associação de alimentação saudável e exercícios físicos.

O que é a celulite?

Para entender o que deixa a pele deformada, com aspecto de ondulações em várias áreas da pele, precisamos aprender como ela é formada, e quais são os componentes para criar tal aspecto. Entre os locais que mais acumulam celulite, as coxas, barriga, glúteos e braços são os mais atingidos e são nesses pontos que ficam os tecidos que corroboram para a formação da celulite.

Como surge a celulite

A celulite aparece, normalmente, quando a capa de gordura natural do corpo sofre alterações, juntamente com os microvasos que fazem a circulação naquela área, especialmente no tecido fibroso. Por isso, essas alterações podem não ser somente referentes ao acúmulo de gordura e ao sobrepeso, mas, também, à má circulação e a mudanças hormonais.

Quando ficam mais salientes, porém sem relação com problemas hormonais e que precisem de acompanhamento médico, a diminuição delas pode ser realizada com pequenas intervenções diárias, as quais são muito eficientes e simples.

A alimentação e a celulite

A alimentação é o principal apoio que se tem para se livrar rapidamente da celulite. Entretanto, é muito importante saber como se alimentar e a quantidade certa consumida. Além disso, os exercícios físicos irão corroborar para diminuir sensível e visivelmente o aspecto ondulado da pele.

Entre os alimentos que devem ser evitados, aqueles ricos em sódio são os primeiros da lista. Claro, alimentos muito gordurosos elevam ainda mais o consumo de calorias, da mesma forma acontece com aqueles mais adocicados. Ambos, os gordurosos e os adocicados, colaboram para aumentar as células de gordura, pois ficam retidos ali sob forma de reserva de energia. Eles somente sairão desses pontos se você gastar mais energia do que consome.

como-acabar-com-a-celuliteO sódio, quando é consumido em excesso, fica retido entre as células, especialmente entre as células das paredes de vasos e microvasos sanguíneos. As paredes destes microvasos se tornam mais largas, podendo diminuir a espessura no interior destes. Assim, o sangue que é circulado nestes pontos tem seus espaços de passagem diminuídos, podendo entupir vasos e diminuir a chegada de nutrientes a certos pontos.

Por isso, diminuir o consumo de alimentos ricos em sódio pode aliviar a aparência das celulites, porque os vasos logo voltarão à antiga espessura, dando espaço para que o sangue regue os pontos que onde estão localizadas as celulites, levando e retirando gordura e nutrientes de tais pontos.

Outra importante maneira de acabar com a celulite é diminuindo o consumo de gordura e glicose, como foi falado mais a cima. Para que isso ocorra, para perder as reservas, é importante que se diminua o consumo de alimentos muito calóricos, os quais são os principais responsáveis por proporcionar ao corpo a reserva corporal. Dessa forma, gasta-se mais energia do que se é consumido. Para conseguir isso, uma alimentação saudável e moderada, comendo mais vezes e em menor quantidade é o mais importante.

Exemplos de alimentos e bebidas que você deve diminuir o consumo ou até mesmo evitar:
  • Refrigerantes
  • Bebidas alcoólicas;
  • Café e chá mate que são componentes diuréticos que se consumidos em excesso, causam desidratação do organismo, prejudicando a circulação sanguínea, o que ocasiona o aparecimento da celulite. Consumir no máximo 2 xícaras de café ao dia, se possível sem açúcar;
  • Doces em excesso;
  • Sal em excesso como explicado o caso do sódio acima;
  • Frituras e alimentos ricos em gorduras trans e saturadas.

Alimentos que devem entrar em sua dieta:

  • Carboidratos de médio a baixo índice glicêmico;
  • As fibras solúveis encontradas nas frutas como laranja, maça e banana e também nos legumes e vegetais como tomate, cenoura, couve, brócolis e repolho.
  • Também as fibras insolúveis como aveia, grãos, alguns tipos de hortaliças, sementes e os famosos integrais, como pães, arroz e macarrão;
  • Nas proteínas, as carnes magras como filé de frango, patinho, coxão mole sem esquecer dos peixes magros também como salmão, atum, badejo, dourada;
  • Gorduras boas como óleo e semente de linhaça, azeite extra virgem, nozes, castanhas e abacate;
  • Soja por auxiliar no equilíbrio hormonal da mulher, evitando assim o surgimento da celulite;

Exercícios físicos que previnem e combatem a celulite

O exercício físico também será fundamental para conseguir gastar mais energia do que se consome, além de melhorar a circulação em pontos que as celulites estão concentradas. Exercícios aeróbicos irão aumentar o batimento cardíaco, o qual aumenta a circulação, fazendo chegar sangue oxigenado a vários pontos do corpo, levando nutrientes até lá e, também, retirando energia de parte das reservas, que estão acumuladas em pontos que dão origem à celulite.

Além dos exercícios aeróbicos, que serão importantíssimos para queimar parte da reserva corporal, ou seja, da gordura, exercícios de força aumentarão a massa muscular, a qual consome mais energia quando está maior. Quando a camada de gordura é retirada, é possível ver os músculos. Por isso, associar musculação e exercícios aeróbicos auxilia na tonificação do corpo. Além disso, quando se trabalha músculos em certos pontos, além de melhorar a circulação, irriga-se os músculos com energia, a qual pode ser extraída da capa de gordura próxima a eles.

Exercícios como: corrida, bicicleta, patins, caminhada, três apoios agachamento, elevação pélvica com pesos, elevação de quadril também contribuem para diminuir a celulite, e são alguns exemplos de exercícios que podem ser feitos, de maneira fácil e, até mesmo, no conforto de casa.

Tenho Certeza Que Você Vai Gostar Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.