Couve-flor: benefícios para a saúde, como conservar e receitas light

Presente em dietas para emagrecer e ganhar massa muscular, a couve-flor ainda traz vários benefícios para saúde. Saiba com preparar receitas light.

 

O que é couve-flor
Couve-flor é uma hortaliça cuja origem é da Ásia, seu aspecto é como uma grande flor branca envolta em folhas verdes escuras, seu formato lembra um repolho, ou um brócolis, e tem um alto valor nutricional.

Quais são os benefícios da couve-flor

Incluir o couve-flor no cardápio pode prevenir doenças como câncer, doenças cardiovasculares, é excelente para facilitar a digestão, nas diabetes, na colite, na papilomatose respiratória uma doença rara que pode ser desenvolvida no pulmão ou laringe, na degeneração da macula que ocorre em idosos com a perda da visão, auxiliando ainda na perda de peso e no controle da hipertensão.

O couve-flor é também um antioxidante natural, e por isso fortalece o sistema imunológico, além de prevenir o risco de acidente vascular cerebral, e doenças neurodegenerativas.

Outras propriedades importantes que o couve-flor fornece é na manutenção de ossos, excelente para o cérebro e a saúde celular, proporciona equilíbrio de eletrólitos, mantendo baixo os níveis de colesterol, assim, é indicado na prevenção de doenças cardiovasculares.

couve-flor-cozida-informacao-nutricional

Além de todos esses benefícios, o couve-flor ainda pode retardar o envelhecimento, auxiliar no reparo do DNA, na proteção de Alzheimer, evitar osteoporose, pode prevenir crises de epilepsia, e também é indicado para a prevenção de futuras calvícies conhecidas como Alopecia.

Couve-flor na dieta para emagrecer e ganho de massa muscular
A couve-flor deve estar sempre presente em dietas que visam o emagrecimento e ganho de massa muscular.
No emagrecimento porque ela é rica em fibras e aumenta saciedade, evitando beliscadas fora de hora e por não ser um alimento de “calorias vazias”, em 100g de couve-flor cozida, encontramos apenas 25 calorias, 2g de proteínas e 6g de carboidratos. Na tabela ao lado, toda a informação nutricional da couve-flor.

Para quem visa o ganho de massa muscular, a couve-flor assim como o brócolis, possuem propriedades anti-estrogênicas graças aos fitoquímicos encontrados em sua composição. Como já abordarmos em outro artigo aqui no Treino Mestre, estar com os níveis baixos de estrogênio (principalmente para homens) pode auxiliar também na diminuição dos níveis de gordura, além de não reter líquidos e ainda aumentar os níveis de testosterona, considerado um dos hormônios mais anabólicos que existe em nosso corpo.

Como o couve-flor pode prevenir o câncer e as doenças cardiovasculares

O couve-flor pode prevenir o câncer devido ao alto teor de vitaminas C, B5 e K, além de ter associados vários antioxidantes, essas substâncias em conjunto são indicadas para prevenir o câncer de pulmão, do cólon, no ovário, e na próstata.

Já as doenças cardiovasculares são beneficiadas graças as propriedades encontradas no couve-flor que conseguem manter um aminoácido chamado homocisteína em taxas baixas, este componente quando encontrado no sangue em elevadas taxas, pode significar que a pessoa está correndo risco grave de saúde.

Quais as propriedades do couve-flor

Podemos dizer que são dezenas de propriedades encontradas no couve-flor, confira:

  • fonte de vitamina C (ácido ascórbico);
  • ácido fólico;
  • vitamina K (filoquinona);
  • vitamina B-6;
  • vitamina B1 (tiamina);
  • B2 (riboflavina);
  • B3 (niacina);
  • E (alfa tocoferol);

O couve-flor fornece ainda, minerais essenciais para a saúde com altos valores nutritivos como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, manganês, é fonte de proteína, fornece também gorduras insaturadas e ômega-3 os ácidos gordos essenciais ao organismo.

Leia também:

Saiba como escolher a couve-flor

A melhor couve-flor a ser comprada, é quando ainda tem em volta as folhas bem verdes, isso garante que o produto está mais fresco já que é a primeira parte a ficar feia e amarelada, a parte branca quando está ficando velha começa a escurecer, é nestas horas que o preço está lá embaixo fique atenta a não compre!

O ideal é adquirir o produto nas feiras livres onde o feirante pergunta se quer levar a couve flor com as folhas verdes, mas uma dica, não dispense essas folhas que tem alto poder nutritivo também e podem ser refogadas como verduras.

Como a couve flor pode ser consumida

Na culinária a quantidade de receitas com couve-flor é extensa, vale muito usar a imaginação também, sabendo fazer a combinação entre os ingredientes isso pode transformar simples pratos em deliciosos!

A couve-flor pode ser cozida Al dente até mesmo no micro-ondas, para ser usada em saladas misturadas com tomates, ervilhas ou que preferir, ou ainda, pode ser salteadas num fio de azeite e alho, um pouco de manjericão fará toda a diferença!

As receitas mais tradicionais feitas com couve-flor são na forma de empanadas em ovo e farinha fritas em óleo de soja ou canola, as gratinadas com molho branco e cobertas com requeijão light feitas no forno de micro-ondas, e ainda como deliciosos suflês.

A dica na hora do cozimento da couve-flor é pingar gotas de limão na água, isso deixa a hortaliça com aspecto bem branquinho e apetitoso, além de não exalar mau cheiro durante o cozimento.

O couve-flor é um alimento perecível, por isso, é bom comprar somente o que será consumido na semana já que a duração crua sem lavar na geladeira é de 5 dias no máximo, antes que comece a escurecer e exalar cheiro forte, mesmo assim para evitar o problema, deve ser guardada num saco plástico com furos para respirar com o caule voltado para baixo dentro da gaveta.

Para congelar o couve-flor alguns cuidados são necessários, os floretes devem ser separados para ficar de molho em água com sal por 30 minutos, em seguida aferventados por 4 minutos com limão, a água deve ser escorrida, e jogadas numa vasilha com água gelada para interromper o cozimento. A couve- flor precisa secar bem para guardá-las em recipiente bem tampado no congelador no máximo por 7 dias.

receitas-com-couve-flor

Conheça agora algumas receitas light feitas com couve flor

Couve-flor gratinada light

Ingredientes

  • 1 couve flor separada em floretes e cozida Al dente com um pouco de sal;
  • 1 lata de creme de leite light;
  • 100 gramas de peito de peru light;
  • 100 gramas de queijo minas light;

Como preparar

Coloque num pirex toda a couve flor e distribua parte do creme de leite, o peito de peru, o restante do creme de leite e por cima o queijo minas esfarelado. Este prato pode ser feito no forno convencional até ficar gratinado (cuidado para não secar demais) ou para simplificar, pode ser feito no micro-ondas aproximadamente 10 minutos potência alta, o suficiente para ficar bem quente.

Couve-flor prática

Ingredientes

  • 1 couve-flor
  • 3 colheres (sopa) de margarina light
  • 1 colher (sopa) de açafrão-da-terra
  • Sal e pimenta a gosto

Como preparar
Corte a couve-flor em floretes e cozinhe até ficarem macias. Retire de imediato da água quente e deixe escorrer água fria em cima para parar o cozimento, assim, não ficará mole demais.

Numa frigideira derreta a margarina light em fogo baixo para não queimar, e junte o açafrão.Despeje por cima da couve-flor, tempere com sal e pimenta a gosto, misture bem e sirva a seguir. Ideal para companhar grelhados de frango.

Couve-flor ao curry

Ingredientes

  • 1 couve-flor crua em floretes pequenos
  • 2 colheres (sopa) de óleo de soja ou canola
  • 1 cebola cortada em tiras
  • 1 tomate picado
  • 1 colher (chá) de curry em pó
  • 2 colheres (sopa) de coentro (ou salsa e cebolinhas, ou manjericão)
  • Sal a gosto

Como fazer

Aqueça o óleo de soja e refogue a cebola e o tomate. Junte a couve-flor e o curry. Adicione água para cobrir o couve-flor e deixe cozinhar destampada até ficar macia, adicionando mais água sempre que necessário.

Deixe cozinhar e secar, depois que retirar do fogo adicione o último tempero de sua preferência por cima e já pode servir.

Sopa creme de couve-flor com alho-poró

Ingredientes

  • 2 talos de alho-poró picados
  • 1 cenoura picada
  • 1 cebola picada
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 couve-flor cortada grosseiramente
  • 100 ml de vinho branco seco
  • 1 batata média sem casca cortada em pedaços
  • 1 colher (chá) de tomilho seco
  • 700 ml de caldo de galinha, ou legumes
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 lata de creme de leite light

Modo de preparar

Refogue o alho-poró e a cebola no azeite em fogo médio até ficarem macios, cerca de 5 minutos.

Junte a couve-flor, misture bem e aumente o fogo. Adicione o vinho e deixe ferver por 1-2 minutos, coloque então a batata, a cenoura o tomilho e o caldo escolhido.

Deixe ferver, tampe e cozinhe em fogo baixo até os legumes ficarem macios.

Depois de pronta, bata a sopa no liquidificador ainda quente aos poucos, ou pode usar um mixer direto na panela. Tempere com sal e pimenta a gosto, e para dar um toque especial coloque o creme de leite light. Sirva bem quente acompanhado de torradas quentes feitas na hora!

Para este friozinho, não há nada melhor! Bom apetite

Tenho Certeza Que Você Vai Gostar Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.