Espinafre – Guia completo com todos os seus benefícios mais receitas

Rico em vitaminas e sais minerais o espinafre tem que estar sempre presente na dieta, mas sem cometer excessos. Veja nossas receitas de sucos.

O espinafre é uma hortaliça capaz de conceder muitos benefícios ao ser humano. Sendo assim, é bem interessante de se adotar na alimentação. Mas isso não quer dizer que a pessoa só possa comê-lo em saladas ou cozido. Afinal de contas, é possível preparar sucos deliciosos aproveitando-o integralmente na receita.

espinafre-guia-beneficios-receitas

Sim, o espinafre traz diversos benefícios, não custa caro e pode ser ingerido até mesmo logo pela manhã, em jejum, através de um suco rico em fibras, vitaminas e minerais. Um suco, alias, que ajuda a manter a boa forma. Então vamos desvendar de vez o que essa verdura tem a oferecer e já aprenderemos algumas receitas saborosas de suco neste guia completo sobre o espinafre.

Uma das melhores fontes de ferro, mas nem tanto

O espinafre oferece minerais como o potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cilício, etc. Contudo, é bem mais famoso por causa do ferro. Mesmo assim, essa fama pode estar incorreta. Acontece que a hortaliça não é somente uma fonte de ferro, como também é fonte de ácido oxálico. Esse ácido faz com que absorção de ferro pelo organismo seja prejudicada. Então o espinafre abastece o corpo com ferro, mas o corpo não aproveita o ferro em sua totalidade.

E, bem, no corpo humano, ferro é sinônimo de força. Ele é importante para o transporte e armazenamento de oxigênio para as células, além de impedir a anemia, entre outros males. Esse mineral é tido como mais necessário em quantidades mais elevadas na adolescência e na gravidez. Mas quem pratica exercícios físicos deve se cuidar também para não ter deficiência de ferro, pois o rendimento é prejudicado por sua falta.

Portanto, não tenha o espinafre como sua maior fonte de ferro. Para isso, você poderá optar por outros alimentos como a beterraba ou a couve. Por outro lado, os outros minerais e as vitaminas do espinafre são importantíssimos e não devem ser deixados de lado, então ele ainda é um bom alimento, só que deve ser conciliado com outros.

Rico em vitaminas

O espinafre é fonte da vitamina A, que ajuda a manter a saúde da pele e da visão. Depois, a vitamina C melhora a imunidade corporal. Por fim, existe o complexo B. E quando falamos em complexo B, falamos de tilamina, riboflavina e niacina. A tilamina é responsável pela saúde do sistema nervoso, contando também os músculos do corpo, inclusive o coração. Enquanto a riboflavina ajuda a conservar a saúde dos olhos, pele e cabelos, além de ser agente importantíssimo no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Por fim, a niacina, é uma vitamina hidrossolúvel que, além de reparar o DNA das células, dá energia ao metabolismo.

Baixa taxa de gordura e pouca caloria

Um dos lados bons dos vegetais é o fato de serem, na maior parte, ótimas fontes de vitaminas, fibras e minerais ao mesmo tempo em que oferecem baixa taxa de gordura e carboidratos, o que gera, consequentemente, baixíssima caloria. E não poderia ser diferente com o espinafre. Calcula-se uma média de 20 kcal para cada 100 gramas da hortaliça. Sendo que 100 gramas já pode ser considerado uma quantidade exagerada.

E em questão de gordura, a taxa fica em apenas 0,3 gramas a cada 100 gramas do alimento. Algo realmente irrisório se formos analisar bem. Ainda existe a questão da proteína que, mesmo sendo razoavelmente baixa, isto é, 2,3 gramas para cada 100 gramas, já ajuda na manutenção dos músculos, que devem se manter fortes e saudáveis a fim de substituírem aquelas gorduras localizadas.

Quanto de espinafre se deve consumir diariamente?

Aqui entramos numa questão bem mais delicada do que parece, pois é necessário sim estabelecer um limite diário para o consumo de espinafre. Qualquer alimento em excesso, por mais saudável que possa ser, acaba tendo efeitos colaterais danosos à saúde. Por isso devemos saber qual é o limite que separa o “bastante” do “excesso”.

Alias, alguns alimentos a gente pode até se exceder no consumo que no máximo ganhamos uma dor de barriga ou um desconforto breve. Porém, com o espinafre não é bem assim.

Em primeiro lugar precisamos nos lembrar o que foi digo logo ali no início do texto: o ácido oxálico inibe parte da absorção de minerais como o ferro. Isso quer dizer que é melhor ingerir espinafre apenas numa das refeições diárias e nas próximas, ou anteriores, consumir outros alimentos ricos em ferro e cálcio para dar conta do recado. Então não consuma espinafre várias vezes ao dia e sim em apenas um horário específico.

Outro ponto é que o espinafre, caso consumido em excesso, pode na verdade intoxicar o organismo. Por isso é importante conciliá-lo com outros vegetais durante o dia. Além do mais, a ingestão de suco também deve ser moderada. Note que as receitas aqui incluem outros alimentos junto com o espinafre para que não haja excesso e perigo de intoxicação. E, sim, um copo de suco por dia já é suficiente.

çç

Receitas de suco de espinafre

Receita 1: suco de espinafre com gengibre e maçã:

Ingredientes:

  • ½ xícara de folhas de espinafre;
  • 1 maçã;
  • ½ copo de água;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre (aproximadamente 1,5 cm);
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Retire as sementes e o talo da maçã e logo após bata, com casca, junto com os outros ingredientes no liquidificador.

Receita 2: suco de espinafre com cenoura e laranja:

Ingredientes:

  • ½ xícara de folhas de espinafre;
  • 1 xícara de suco de laranja;
  • ½ cenoura ou 1 cenoura pequena;
  • Açúcar mascavo.

Modo de preparo:
Bata bem o espinafre com o suco de laranja e a cenoura no liquidificador. Logo após, adoce a gosto com açúcar mascavo.

Leia também:

Todos os benefícios da couve

Receita 3: suco de espinafre com laranja:

Ingredientes:

  • ½ xícara de folhas de espinafre;
  • 1 copo de suco de laranja (aproximadamente 180 ml);
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes juntos no liquidificador e bata bem.

Tenho Certeza Que Você Vai Gostar Também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.