O poder da Vitamina C

suplemento-vitamina-c-frutasMuita gente conhece a vitamina C pelo poder de combater gripes e resfriados que ela apresenta. O que as pessoas desconhecem é como esse nutriente pode trazer diversos benefícios associados, principalmente para os praticantes de esportes.

Os atletas expõem, constantemente, o organismo ao estresse causado pela atividade física intensa. Esse estresse é similar ao ocasionado por doença e pode enfraquecer o sistema imunológico.
É neste momento que a vitamina C torna-se essencial. Ela ajuda a manter o corpo saudável e ativo.

Os principais benefícios da ingestão dessa vitamina por praticantes de atividades físicas são:

  • Atuar como antioxidante, protegendo e diminuindo os danos do estresse oxidativo no organismo;
  • Auxiliar na manutenção da saúde de tendões, ligamentos e juntas;
  • Aumentar a imunidade a doenças infecciosas;
  • Inibir a secreção de cortisol, principal hormônio catabólico do corpo;
  • Auxiliar na absorção do ferro.

Qual a quantidade necessária de vitamina C?

A dose diária de vitamina C recomendada para pessoas acima de 15 anos é de apenas 60mg. Mas, é preciso estar sempre atento, pois, apesar da quantidade necessária não ser elevada, a vitamina C é facilmente eliminada pelo organismo, por se tratar de uma vitamina solúvel em água.

Atletas de musculação e fisiculturistas devem ingerir cerca de 3g de vitamina C, ministradas em doses pré e pós-treino e também ao decorrer do dia, devido à atividade intensa que praticam.

Falta de vitamina C
A falta de vitamina C causa uma doença chamada escorbuto. As principais manifestações do escorbuto é a formação de feridas na pele, gengiva esponjosa e sangramento das mucosas. No estágio mais avançado da doença, ocorre a perda dos dentes e, eventualmente, pode levar a morte.
A deficiência de vitamina C também pode causar equimoses (infiltração de sangue em tecidos), petéquias (pequenos pontos vermelhos), prejuízo na formação de adrenalina e noradrenalina, e queda na utilização de gordura como fonte de energia.

Quanto mais, melhor?
Se a deficiência de vitamina C causa problemas, o excesso também. Os sintomas da intoxicação por vitamina C são náusea, vômito, dor de cabeça, fadiga, perturbação no sono, cólicas e até mesmo cálculos renais.

Como obter vitamina C
O organismo não produz vitamina C, a única maneira de obtê-la é através da alimentação ou da ingestão de suplementos vitamínicos.
Frutas e vegetais são os alimentos mais ricos em vitamina C. Acerola, frutas cítricas, kiwi, brócolis, espinafre, couve-flor e repolho são ótimas fontes da vitamina.
Suplementos vitamínicos são uma alternativa para atletas, que necessitam de doses maiores do nutriente.

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