Os Benefícios do açaí e cuidados com o consumo em excesso

Os Benefícios do açaí e cuidados com o consumo em excesso

0 Por

O açaí possui inúmeros benefícios, mas seu consumo em excesso pode acabar prejudicando.

O açaí é uma frutinha roxa que traz muitos benefícios à saúde, além de ser altamente versátil, podendo ser usada em sorvetes, sucos, geleias, junto com cereais, sobremesas em geral ou até mesmo pura. Isso sem contar outras modalidades. Na Amazônia, por exemplo, de maneira tradicional, é consumida gelada com farinha, seja de mandioca ou tapioca. Outros até preparam pirão com a fruta a fim de comer junto com peixe assado.

acai-beneficios

Até o começo dos anos 1980, esse alimento circulava mesmo era na região norte do país, fazendo grande diferença na alimentação e na cultura do povo local. Entre os anos 1980 e 1990 passou a ser introduzido de maneira geral no mercado nacional. E, no últimos tempos vem ganhado espaço e sendo cultivado em diversos outros estados do país.

De qualquer maneira, o açaí ajuda a manter a boa saúde e a longevidade. Sendo excelente para quem tem o dia agitado, pratica exercícios físicos e gosta de se alimentar bem, fugindo do colesterol ruim e outros malefícios que uma alimentação desregrara e industrializada pode trazer. Aqui vamos conhecer as propriedades do açaí e os benefícios do seu consumo. Veremos também porque é tão bom para os atletas e como consumir sem extrapolar a quantidade diária limite. Além do mais, é evidente que descobriremos porque está a cada dia mais conquistando o Brasil.

Propriedades e benefícios do açaí

O açaí possui mais propriedades antioxidantes do que a uva e portanto, com o auxílio da vitamina E, consequentemente distribui Ômega-6 e Ômega-9, combate o colesterol ruim do corpo e melhora a circulação sanguínea. Por isso atua contra a velhice precoce e vários problemas cardíacos. Essa fruta também ajuda no combate ao câncer por possuir ácido oleico, retardando assim o desenvolvimento de tumores e contribuindo na destruição das células cancerígenas.

Outra doença que o açaí ajuda a prevenir é a osteoporose. Afinal de contas, é um alimento rico em cálcio e potássio. Ainda tem o ferro, que previne e combate a anemia, mais o fósforo, além de outros minerais.

Como toda fruta, o açaí também é uma excelente fonte de fibras. Essa quantidade presente é suficiente para que haja ótima saciedade de quem o consome. Portanto, a frutinha ajuda nas dietas. O lado que pode acarretar em algum problema a quem deseja emagrecer é o do açaí ser rico em carboidratos.

Entretanto, se a pessoa pratica atividades físicas regularmente, esses carboidratos, caso consumidos de maneira correta, isto é, sem exageros, não tendem a preocupar. A não ser que a pessoa sofra de diabetes, pois aí deverá se manter afastada mesmo. Por isso o interessante do açaí não é apenas comê-lo por comer e sim incorporá-lo numa dieta saudável, equilibrada e acompanhada de exercícios físicos regulares.

Benefícios para os atletas

Para começar, o açaí é uma excelente fonte de energia por conta da sua já conhecida quantidade de carboidratos. É ideal para quem pretende aumentar a massa muscular e também repôr, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos, realizando assim uma ótima recuperação pós-treino.

Por conta disso, podemos dizer que a fruta é um verdadeiro energético natural, ao contrário de outros tantos que não são verdadeiramente energéticos e sim meros estimulantes, dando falsa impressão de energia e, quando o efeito acaba, o corpo desanima sem conseguir estabelecer uma recuperação eficaz de toda energia perdida.

Ainda por cima, o açaí possui uma quantidade de cálcio elevada que, juntamente com a vitamina E, complexo B, magnésio, potássio e ferro, ajuda o atleta a manter a saúde do corpo e da mente, além de evitar diversas doenças. Isso tudo sem contar, claro, o seu benefício ao sistema circulatório, conforme vimos no tópico anterior.

Como boa fonte dos mais variados nutrientes, minerais e fibras, o açaí está entre os melhores alimentos para serem ingeridos no pré-treino para dar energia ou no pós-treino para recuperar o corpo.

O consumo em excesso do açaí

acai-consumo-em-excesso-atletas-musculacao-corridaAté agora nós vimos muitas coisas boas sobre o açaí, e realmente se trata de uma fruta capaz de nos conceder do bom e do melhor na matéria saúde. No entanto, é necessário frisar que devemos ter uma certa atenção quanto ao seu consumo excessivo, que poderá causar até mesmo danos à saúde.

Acontece que o próprio açaí já é saboroso, então muita gente, ao ficar sabendo dos seus benefícios, começa a consumir em excesso. Enquanto o esquema aqui é ingerir com moderação mesmo.

Açaí e seus carboidratos

A atenção principal fica na quantidade de carboidratos. Sendo ainda o açaí, esse vendido em pasta na maior parte do país, adoçado com xarope de guaraná. E, bem, como já vimos aqui no Treino Mestre anteriormente, carboidratos são importantes para dar energia ao ser humano, ainda mais aos atletas. Contudo, se excedermos a quantidade que o corpo consegue guardar, podem aparecer problemas como gordura localizada e até mesmo possibilidade de desenvolver diabetes.

Então, como saber qual é a quantidade correta a ser ingerida diariamente? A explicação mais simples seria dizer que a quantidade correta é aquela que lhe satisfaz. Sentiu-se satisfeito(a)? Pronto, é suficiente. Pelo menos na teoria. Geralmente se recomenda um pote por dia.

De outro modo, um médico nutricionista poderá apontar a quantidade certa por uma dieta calculada e formulada com base no seu modo vida, peso e altura. Isso, claro, caso achar melhor a ajuda de um profissional para que não haja erro.

Em suma, se você não sofrer de diabetes, poderá inserir o açaí na sua dieta, desde que observados os seus limites de consumo. Se pratica exercícios físicos com regularidade, esse alimento será um grande aliado. No mais, atualmente no mercado brasileiro, a fruta pode ser encontrada nas mais variadas formas, inclusive em suco, que é um excelente isotônico e enérgico, já adotado há algum tempo pelos ciclistas em longas pedaladas, por exemplo.