Brócolis: seus benefícios na construção muscular e para saúde

O brócolis tem importante ação na recuperação muscular e na produção e liberação de hormônios. Conheça esses e outros benefícios desse rico vegetal.

Uma dieta bem construída e elaborada é essencial para aqueles que desejam ganhar músculos e transformar seu corpo. Além de suplementos, o consumo de certos alimentos podem dar uma força nos treinos de hipertrofia, enquanto outros podem atrasar a conquista de seus objetivos.

Que a proteína é essencial para os treinos, todo mundo sabe. É ela que fornece os aminoácidos que são a base do aumento dos músculos. O que pouca gente sabe é que o brócolis é um ótimo aliado nos treinos de hipertrofia.

Os seus benefícios vão além da quantidade de fibras presente em uma porção do vegetal e na contagem pequena de calorias (100gr tem só 35cal). Ele é rico também em minerais, potássio, ferro, zinco e nas vitaminas A, C, B1, B2 e B6.

Como o brócolis ajuda no treino de hipertrofia

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São várias as maneiras que o brócolis colabora para a hipertrofia, direta ou indiretamente:

– Recupera as fibras musculares:por conter Vitamina C, um potente antioxidante que combate radicais livres e auxilia na recuperação muscular pós treino. As células musculares, desgastadas após o esforço físico, recebem a ajuda da Vitamina C para se recuperarem mais rápido.

– Permite a contração muscular: ela só é possibilitada pela presença de Cálcio nas células. O brócolis, por conter esse nutriente, dá a quantidade necessária para que as fibras musculares possam contrair e relaxar, evitando as câimbras.

– Regulação hormonal: seus nutrientes também ajudam na produção e liberação de hormônios. Ele diminui os níveis de estradiol – que pode ser responsável pelo acúmulo de gordura – e aumenta os níveis de testosterona, que promove o crescimento muscular.

– Repara o DNA: o ácido fólico do brócolis é essencial na reparação de fitas de DNA, o código genético de todas as células.

– Produz novas células sanguíneas: não há crescimento muscular se a energia necessária não chega até o músculo. Por promover a formação de novas células do sangue, o brócolis faz com que os músculos sejam sempre supridos pela quantidade de oxigênio e glicose que eles precisam para crescer.

Os benefícios do brócolis para sua saúde

Além de dar melhores resultados no treino de hipertrofia, o brócolis também traz muitos benefícios para a sua saúde.

Alguns estudos comprovaram que ele é eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares, de diabetes e até do câncer. Pelo seu poder de regeneração celular e reparação do DNA, ele age como um “corretor” de possíveis erros, impedindo a formação de células pré-cancerígenas.

O sistema imune, aquele que combate os vírus e bactérias, também é beneficiado pelo consumo do vegetal. O zinco presente no brócolis ajuda a defesa do organismo contra antígenos. Assim, os resfriados e outras doenças são afastados quando ele está presente na dieta.

Ele também contêm um importante protetor para as grávidas, o folato. Esse nutriente é indicado para todas as gestantes porque previne defeitos na formação do feto e consequentes doenças congênitas. Consumir o brócolis na gravidez, então, é super recomendado!

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Aproveitando os nutrientes ao máximo
Por todas essas características, o melhor momento para incluir o brócolis na dieta é no pós-treino.

A melhor maneira de aproveitar os nutrientes e fibras é consumi-lo sem que haja muito cozimento, para que durante o processo eles não sejam perdidos. Por ser muito versátil, ele acompanha diversos pratos e vai bem com quase tudo.

É importante lembrar que a forma de preparo pode tornar o brócolis um vilão no seu treino de hipertrofia. A moderação de sal e óleos durante o preparo garante que ele terá os melhores efeitos no organismo.

Apesar de existirem suplementos para todos os nutrientes aqui citados, procure consumi-los na forma natural. Assim, eles serão aproveitados ao máximo!

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